Moeda Rara
Engenhoso de 1565
Na rubrica, Moeda Rara no site da Numisma www.numisma.pt há bem pouco tempo publicámos uma importante nota acerca do Engenhoso de D. Sebastião.
Hoje, referimo-nos ao Engenhoso de D. Sebastião, 500 Reais de Ouro de 1565, com a particularidade de ser o segundo exemplar conhecido.
A caminho das nossas quase 5 décadas de existência, Numisma, através dos seus peritos e colaboradores, viu, analisou e estudou muitas centenas de moedas, de extrema raridade e, também, alguns exemplares únicos.
O Engenhoso de 1565, data conhecida pelo menos desde 1738 mas nunca visto por Teixeira de Aragão, Batalha Reis e Ferraro Vaz, entre outros numismatas, à exceção de Molder (leiloeiro de Numismática), nos finais da década de 40 do século passado, referia “Engenhoso com data… Passou mais uma moeda muito boa pela nossa Casa. Trata-se do Engenhoso de D. Sebastião, com data, que é uma variante rara do Aragão Nº 10 – sem letras”.
Foi devidamente fotografado mas não leiloado.
O segundo exemplar conhecido – o Engenhoso de 1565 - figurado em desenho, pela primeira vez na Historia Genealogica da Casa Real Portuguesa, M.DCC.XXXVIII, de D. António Caetano de Sousa. No Livro V, no texto da moeda 79 não refere a data mas na figura 79 visualiza-se muito bem a data de 1565.
Manoel Severim de Faria, Noticias de Portugal, M.DCC.XL.,não faz referência à existência de Engenhosos, contudo diz que D. Sebastião mandou fazer moedas de 500 reis de ouro.
Lopes Fernandes, nas Moedas Correntes de Portugal, Tomo II, Parte I da Academia Real das Sciencias de Lisboa, MCCCLVII, por lapso, refere que o Engenhoso figurado na Historia Genealogica tem a data de 1651 (o que está errado) e que possui dois exemplares datados de 1562 e 1563.
Após uma análise muito atenta nos catálogos da Casa Schulman, da Holanda, principalmente, nas famosas coleções de moeda portuguesa, bem como nos catálogos das Casas Sotheby´s, Spink & Son, Glendinnig, entre outras e estudando milhares de moedas portuguesas, verificamos a existência de muito poucos engenhosos ND e com data, que foram passando de mão em mão e quase sempre com informação da sua proveniência.