Moeda Rara

D.Afonso V
Leal, L Lisboa

Numisma tem neste leilão bastantes moedas que farão falta a muitos coleccionadores com colecções já avançadas.
Contudo uma dessas moedas teremos de fazer um comentário, por ser um exemplar que, pela sua grande raridade, pode passar-se o tempo de uma geração sem aparecer no mercado, qualquer que seja o preço que se pretenda oferecer. Uma delas é o denominado Leal, do rei D. Afonso V.

 

Falta em muitas colecções importantes, ditas de referência. Moeda de prata de título alto, para estar à cabeça da série de prata do inicio do reinado, tem um bonito desenho gótico, que nela se acaba.
Foi batida no seguimento do Leal do rei D. Duarte, também moeda muito rara, e do Real de dez reais brancos, de D. João I, difícil de encontrar.

 

É, assim, uma bela e rara moeda, ainda da Idade Média, que aqui se apresenta, emitida pelo último rei cavaleiro que é também, na verdade, o primeiro rei português da Idade Moderna, por ser um rei letrado, que acarinhou a cultura no momento em que a imprensa se instalava em Portugal e a época da Renascença abria na Europa.

Leal_2.jpg
Leal_1.jpg

Não se deverá esquecer que D. Afonso V muito contribuiu para a epopeia dos descobrimentos portugueses, era neto de D. João I e o pai do Príncipe Perfeito que foi D. João II, reinou 43 anos, entre 1438 e 1481, e a História fixa em 1453 o final da Idade Média e o início da Idade
Moderna.

 

Colecção Thomas Faistauer, Spink Taisei, lote 20 - Zurique, 9 de Junho 1993 e Colecção Dr. Elmano Costa, Numisma Leilão 86, lote 24 - Lisboa, 9 e 10 de Dezembro 2010.